Nacionais - Trancoso

O que fazer - geral

Trancoso, vizinha das agitadas Porto Seguro e Arraial D’Ajuda, atrai inúmeros viajantes à procura de uma única regalia: descanso. A pequena vila é destino certo para milhares de brasileiros que queiram relaxar. Quase na divisa com Arraial D’Ajuda, uma simpática lagoa chama a atenção por suas propriedades medicinais. As argilas são o destaque da praia. Taipe, uma pequena praia de Trancoso, teve sua paisagem descrita na carta de Pero Vaz de Caminha na ocasião do Descobrimento do Brasil. O belo cenário é marcado por falésias vermelhas e diz a lenda que tartarugas aparecem por lá para se alimentarem.

O essencial

*DDD: 73

*Hora local: o mesmo de Brasília

*Como chegar: de carro, pela BA-001 até Porto Seguro, onde se pega uma balsa para Arraial d’Ajuda, a 24 quilômetros de Trancoso. Outra opção é ir de avião até Porto Seguro e pegar um táxi

*Mente alerta: no verão, lojas de todo o país abrem suas portas no Quadrado e num minishopping

*Melhor época: faz sol quase o ano todo – no “inverno” deles, entre junho e julho, chove ocasionalmente. No réveillon, os preços chegam às alturas. De abril a maio e em setembro e novembro, há bons descontos nas lojas e pousadas da vila.

*Transporte: o astral de Trancoso – chique mas desencanado – combina com longas caminhadas. Faça o footing no Quadrado e ande até Pitinga, Rio da Barra e Itapiroroca

 

Trancoso 3 Trancoso trancoso_PRAIAS_e_FALESIAS_1 porto-seguro-e-trancoso_005

Dicas

FOTOGRAFIA

O mirante atrás da igreja São João Batista rende bons cliques panorâmicos da praia. Mas é do lado oposto, voltado para as casinhas, que são tiradas as melhores fotos do Quadrado.

GENTE

Desfilando na praia ou sacudindo os longos cabelos negros na boate Pára-Raio, a modelo britânica Naomi Campbell é a visita internacional mais festejada de Trancoso. Desde a primeira vinda, em 2002, volta quase todo verão. Em 2008, ficou hospedada na casa da socialite Georgina Brandolini.

O SOM

A música eletrônica domina a praia do Rio Verde e a noite de Trancoso, que sedia raves desde 1990. A concorrência fica por conta da MPB (nas melhores barracas) e do forró (por influência de Elba Ramalho, que tem casa no vilarejo).

NOITE

Na boate Pára-Raio, ritmos eletrônicos dividem espaço com shows ocasionais de artistas populares. Quem gosta de forró freqüenta o São Brás, na mesma rua. No Quadrado, a animação noturna se concentra no Tempo Rei. E a Tostex, na Praia dos Coqueiros, é a barraca mais badalada do verão.

CITY TOUR

Comece pelo que está bem diante de seus olhos: o quadrado, onde rola o fim de tarde (e tudo o mais) do vilarejo. Antes de o sol se pôr, o grande programa é aproveitar as praias. Nas mais centrais, dá para beber ou comer algo nas barracas. E badalar, é claro. São apenas 10 minutos até a Praia dos Coqueiros, do lado direito da margem do rio Trancoso (ao norte). Na margem sul está a Praia dos Nativos, onde há cavalos de aluguel. O trecho mais bonito do litoral começa depois da Praia do Rio Verde e vai até a do Espelho. São 16 km de areias desertas, passando pela Ponta de Itaquena e pela Ponta de Itapororoca até chegar à bela Barra do Rio dos Frades – de água escura e geladinha, o rio corre paralelo à praia. Na direção oposta, a meio caminho de Arraial d’Ajuda, há mais trechos desertos e outro bom lugar para banho de água doce: a Praia do Rio da Barra. Para chegar, só a pé, ou pela estrada para Arraial, entrando pelo restaurante Rio da Barra.

Fonte: Guia Brasil 2009

Unfortunately there are no hotels at this location at the moment.

Unfortunately there are no self-catering offers at this location at the moment.

Unfortunately there are no tour offers at this location at the moment.