Nacionais - Porto Seguro

O que fazer - geral

Nessa cidade baiana, tem axé até na praia

Se você pensa que não vai dar pra fugir dos jovens festeiros que fizeram a fama de Porto Seguro, pode mudar de idéia. Segundo a Secretaria de Turismo, só 5% do 1,24 milhão de turistas que invadem a cidade todo ano são estudantes em excursão, quase sempre, para comemorar a formatura. Eles transformam as praias em verdadeiras pistas de dança sob o sol, principalmente na segunda quinzena de julho e em outubro. A festa continua na areia até altas horas, já que a maioria das baladas noturnas também fica à beira-mar. O que atrai os demais visitantes? Parte deles quer somente curtir a festa, aproveitando os pacotes a preços baixos – conseqüência direta, aliás, do grande número de excursões. Outros preferem descansar e curtir belas praias longe do agito. Pode acreditar: é possível.

*Estado: Bahia

*Idioma: Português

*Clima: Úmido e subúmido

*Temperatura: 24,4°C

*Moeda: Real

*DDD: 73

Distâncias:

*Salvador – 707 Km

*Rio de Janeiro – 1.120 Km

*São Paulo – 1.481 Km

*Brasília – 1.669 Km

 

porto-seguro portoseguro1 viagem porto seguro 236 d8c8d4cd1fd27da349 maxresdefault

Dicas

Atrações

Só vai dar praia!

Porto seguro é sem dúvida sinônimo de boa vida em frente ao mar. São 90 km de costa, com praias de mar azul e areia fofa para se divertir ou simplesmente relaxar e esquecer da vida. Logo que o turista chega à região, se depara com uma das principais praias de Porto Seguro: Taperapuã. É, sem dúvida, o trecho de areia mais bem frequentado da cidade, rodeado de hotéis excelentes e com diversas atrações. As barracas de Teperapuã são verdadeiros complexos de lazer com restaurantes, lojas e palcos com shows de axé dia e noite. Continuando pela orla norte, outra praia que desperta a atenção de quem passa é a Mundaí, preferida pelas famílias. Algumas pessoas confundem, devido ao nome, a Praia de Mundaí com a Praia de Mutá, que encerra com chave de ouro o litoral norte de Porto Seguro, fazendo divisa com Coroa Vermelha.

O interessante das praias da cidade são os atrativos que possuem. Grande parte delas tem barracas com quitutes baianos, quadras esportivas, equipamentos para esportes aquáticos e o melhor, possuem piscinas naturais para quem não dispensa um bom banho de mar. Esse é o caso da Praia do Rio dos Mangues (ou Barramares), da Praia de Curuípe, a 3 km da cidade e com poucas ondas; da Praia de Itacimirim, da Praia de Araçaípe, que tem a areia repleta de conchinhas; e a praia de Mucugê.

Sombra e água fresca

Bem longe das festas e das barracas, Porto Seguro também oferece uma das maiores proezas do mundo: a tranquilidade. O turista que quer curtir um visual deslumbrante, tomar um banho de mar em águas claras e sentir a brisa enquanto toma uma água de coco pode optar pelas praias do Taípe, Rio da Barra, dos Nativos, dos Coqueiros, Rio Verde e Ponta Grande. E as surpresas da região não param por aí. Para as pessoas adeptas ao naturismo, há a Praia de Nudismo e a Praia de Itapororoca, que são mais distantes e de acesso mais restrito. Seja banhada por rio, com água doce, piscinas naturais, com ou sem onda, Porto Seguro tem uma infinidade de praias, que com certeza agradam a todo tipo de turista.

Gastronomia

Uma mistura quente!

A culinária baiana é mesmo de dar água na boca. Não há visitante que não se renda aos sabores dos diversos pratos típicos do local, geralmente servidos “quente”, que lá significa com muita pimenta. Antigamente, a culinária de Porto Seguro era originalmente indígena, já que eram os tupiniquins que habitavam a região. Com o tempo sofreu influências de imigrantes de diversas partes do mundo e de escravos africanos que acrescentaram seu famoso tempero aos pratos. Entre as delícias do cardápio baiano é possível encontrar vatapá, bobó, acarajé, feijoada, caruru, sarapatel, entre outros.

O forte da região são os pratos a base de peixe, que geralmente são fresquinhos, pescados no mesmo dia. Não deixe de provar o peixe cozido na telha e as moquecas. Para agradar também outros paladares, em Porto Seguro é possível encontrar pizzarias, bares, sorveterias, lanchonetes, churrascaria, restaurante japonês e italiano que oferecem variadas opções gastronômicas. Para beber, os sucos de frutas típicas da região como o cajá e a pitanga são muito refrescantes. Mas o sucesso da cidade é mesmo a famoso bebida capeta, um coquetel criado e popularizado em Porto Seguro e mistura pó de guaraná, vodka, leite condensado, abacaxi, canela e gelo.

Onde Comer

O BECO

Logo atrás da Passarela do Álcool está a Travessa Assis Chateaubriand conhecida como “O Beco”. Um ambiente tranquilo e aconchegante que concentra uma grande variedade de bons restaurantes. Uma dica é o Bistrot da Helô – ideal para casais, serve especialidades baianas e outras opções.

PLANETA SUSHI

Para quem não dispensa sushis e sashimis até na Bahia. O restaurante Planeta Sushi prepara os melhores pratos da culinária japonesa, com uma grande variedade de peixes e frutos do mar. A cozinha é cercada de vidro e permite que você acompanhe o preparo do seu pedido até que ele chegue à mesa. ENDEREÇO: Av. dos Navegantes, 69 – Lj. 11

PORTINHA

Um restaurante feito para agradar a todos os paladares. A casa oferece um cardápio recheado de sabores que variam diariamente entre comida mineira, árabe, japonesa, italiana e, é claro, o melhor da culinária baiana. ENDEREÇO: Rua Saldanho Marinho, 33.

AREA RISTORANTE

Localizado na Passarela do Álcool, o Area é especializado em saborosas massas que respeitam o típico sabor italiano. O restaurante serve com todo requinte uma fina seleção de frutos do mar, com lagostas, lulas e camarões, sempre acompanhados de um bom vinho. ENDEREÇO: Passarela do Álcool, 246.

Compras

Lembrancinhas de Porto Seguro

Comprar em Porto Seguro é ir muito além daquelas camisetas com a mensagem “Fui a Porto Seguro e lembrei de você!”. Hoje é possível encontrar diversas lojas que vendem roupas e acessórios artesanais, algumas com peças exclusivas e pintadas à mão. O artesanato indígena também chama atenção, o turista pode levar para casa cocar, berimbau, arco e flechas e até mesmo trajes tipicamente indígenas. Para quem ama quinquilharias ou quer levar só uma lembrancinha, há miniaturas por toda parte, são barquinhos, berimbaus, artesanatos em cerâmica e até mudas das árvores do Pau-Brasil. O comércio em Porto Seguro acompanha o ritmo dos turistas, algumas lojas ficam abertas até a meia-noite.

Onde Comprar

A maior parte das boas lojas de Porto Seguro está na Passarela do Álcool, trecho turístico da Avenida Portugal. Lá é possível encontrar artesanato, bijouterias, roupas, guloseimas. Confira aqui algumas dicas de compra:

CACHAÇARIA GRUTA DE MINAS

Oferece mais de 300 marcas de cachaça, selecionadas cuidadosamente entre as melhores do Brasil e do mundo. ENDEREÇO: Av. Portugal, 50 – Shopping Rio Mar – Lj. 03.

BYE BYE BAHIA

Para quem ama comprar camisetas para presentear amigos e parentes, na “Bye Bye Bahia” o turista encontra modelos variados com estampas diferenciadas. ENDEREÇO: Av. Portugal, 350.

TERRA FLOR

Vende biquínis, bolsas, bonés, vestidos, cangas, tudo pintado à mão. As peças são únicas e exclusivas. Vale a pena conferir. ENDEREÇO: Av. Portugal, 50 – Shopping Rio Mar – Lj. 11.

VANESSA BORDADOS

Vende os famosos bordados nordestinos em diversos modelos: coloridos, em almofadas, roupas, toalhas de mesa, bolsas e muito mais. ENDEREÇO: Av. Portugal, 466.

COCADAS

Facilmente encontradas por toda Porto Seguro, principalmente em barracas na Passarela do Álcool, são baratas e deliciosas!

Unfortunately there are no hotels at this location at the moment.

Unfortunately there are no self-catering offers at this location at the moment.

Unfortunately there are no tour offers at this location at the moment.