Nacionais - Península de Maraú

O que fazer - geral

Localizada entre Morro de São Paulo e Itacaré, dois paraísos naturais do sul da Bahia, a Península do Maraú não fica atrás desses dois destinos. Entre as suas belezas naturais estão lagoas de água doce, manguezais, matas virgens, coqueirais, piscinas naturais e praias repletas de recifes. O acesso de carro é um pouco difícil, o que não é de todo ruim, pois ajuda a conservar esse pedacinho do céu.

Dados GPS

Latitude: 14:06:11 (Sul)

Longitude: 39:00:53 (Oeste)

 

Distâncias das capitais

*São Paulo (SP): 1775 km

*Rio de Janeiro (RJ): 1449 km

*Belo Horizonte (MG): 1153 km

*Brasília (DF): 1180 km

*Salvador (BA): 277 km

*Porto Alegre (RS): 2840 km

Como chegar:

Para quem vem do Rio de Janeiro a melhor opção é pegar a BR-101 (Prestes Maia) até Ilhéus. De lá pega-se a BR-030. São, aproximadamente, 130 Km até a cidade de Camamu. Esse percurso é aconselhável de se fazer com um veículo 4×4 . O melhor acesso é por via marítima, atravessando a Baía de Camamú. Há lanchas, catamarãs e escunas que fazem o percurso.

 

 

15 84e0973a2bd3516a3f DSC00487 (Large) Peninsula de Marau5 Taipu de Fora Vista lateral

Dicas

Atrações

 

Dentre as diversas atividades ligadas à natureza estão:

Morro Bela Vista

Também conhecido como Morro do Celular é sem dúvida o melhor ponto de observação da Península do Maraú. O acesso mais comum é pela BR 030, subindo uma trilha bem sinalizada que termina no morro. Também é possível chegar pela praia do Cassange (no Oceano Atlântico). De lá atravessa-se a Lagoa do Cassange pelas canoas e caminha-se por uma pequena trilha para finalmente se ter a maravilhosa vista do mar, da lagoa e da península

Piscinas Naturais

É na praia de Taipus de Fora que se encontra uma das mais belas piscinas naturais da região. Lá pode-se observar arrecifes, corais e peixes de todas as cores. O passeio dura, aproximadamente, quatro horas e o acesso é feito pela praia com jipes. O retorno pode ser feito por trilhas pela mata.

Cachoeira do Tremembé

Esse passeio é a melhor maneira de se conhecer a Baía de Camamú. O ponto de partida é o Porto de Jobel. Os passeios são feitos de lancha e até chegar a Cachoeira de Tremembé o turista passa pelos Rios do Céu e do Maraú e pelo mangue. Chegando à Cachoeira o ideal é tomar um banho refrescante em suas águas. O passeio dura, aproximadamente, quatro horas.

Jeep Tour pela Península

Talvez essa seja a melhor maneira de se ter uma idéia das paisagens da Península do Maraú. O passeio sai da Praia do Cassange em um veículo 4X4 e percorre toda orla até a Ponta de Mutá. A atividade ainda inclui uma pequena caminhada pela praia até Barra Grande.

Ilha da Pedra Furada

Essa ilha de formação rochosa tem um arco de pedra feito pela natureza coberta por palmeiras e árvores. Na maré seca formam-se vários aquários ideais para mergulho.

Atividades Noturnas

Em Taipus de Fora formam-se diversas piscinas naturais, onde são feitos mergulhos com lanternas para se observar a fauna marinha noturna. Todos os mergulhos necessitam da presença de um guia. Os passeios são organizados pelas operadoras locais.

Clima

O tempo é agradável o ano inteiro, o sol sempre aparece. Nos feriados as atrações costumam ficar mais cheias.

Vegetação

A vegetação da península do Maraú é bastante diversificada. Seu ecossistema é estuariano, com manguezais, restingas e remanescente da Mata Atlântica.

Relevo

O relevo de Camamu é composto por muitas montanhas, que são cortadas por inúmeros rios e ribeirões. Entre eles estão o Rio Cachoeira Grande que desemboca no estuário de Serinhaém. Até a altura da Cachoeira Grande (Tremembé) esse rio é navegável.

História e Cultura

Os primeiros habitantes de Camamu foram os índios tupinquins. Por volta de 1560 foi fundada uma grande aldeia nomeada ¨Aldeia de Nossa Senhora da Assunção De Macamamu¨. Nesse mesmo ano foi elevada à categoria de freguesia. Entre 1624 a 1640 foi invadida diversas vezes pelos holandeses, com atos de pirataria. Em 1634 os habitantes da região conseguiram resistir um pouco mais, mas terminaram saqueados e dominados. Em 1693 foi elevada à categoria de vila com o nome de Camamu e posteriormente à município (com o mesmo nome).

O que levar

*Agasalho para noite

*Boné

*Cantil

*Capa de chuva

*Máquina fotográfica

*Mochila

*Protetor solar

*Repelente

*Roupas para banho

*Tênis para caminhada

Dicas Especiais

É aconselhável fazer os passeios que a península oferece sempre acompanhado de um guia ou alguém que conheça em a região.

Alimentação

Nas pousadas há restaurantes com opções de comida baiana e frutos do mar. Outra ótima pedida são os caranguejos Guaiamum, que são cozidos na hora.

Unfortunately there are no hotels at this location at the moment.

Unfortunately there are no self-catering offers at this location at the moment.

Unfortunately there are no tour offers at this location at the moment.