Nacionais - Gramado

O que fazer - geral

Pense em uma cidade dos sonhos: Gramado!

Esta cidade gaúcha, colonizada por alemães e italianos, traz em todos os seus espaços muito encanto, por meio de sua arquitetura repleta de detalhes, por seus trechos todos floridos, pela receptividade do seu povo, dos serviços que oferece, enfim, Gramado permite ao visitante viver momentos inesquecíveis de muito conforto e prazer. A cada passo é possível sentir a natureza, visualizar a originalidade das colônias, se encantar. Talvez estes sejam alguns dos motivos que fazem de Gramado um dos principais destinos escolhidos por casais em lua-de-mel ou apaixonados de todo o país.

 

Estado: Rio Grande do Sul

Idioma: Português

Clima: Subtropical

Temperatura: 16ºC

Moeda: Real

DDD: 54

 

Distâncias:

Belo Horizonte – 1.600 km

Vitória – 1.800 km

Brasília – 1.970 km

Salvador – 2.900 km

 

 

gramado (1) gramado gramado_passeios-6 Gramado1-1 Melhores-do-Turismo-2012

Dicas

o destino

 

O gramado mais cobiçado do sul

A maior parte da colonização de Gramado foi feita por alemães, apesar da vinda de muitos imigrantes italianos de Caxias do Sul. Aos poucos, a região foi se caracterizando, criando seus próprios costumes e se adaptando aos aspectos do “gauchismo”.

A cidade tem esse nome por ser a passagem de uma caminhada realizada pelos tropeiros, que seguiam em direção aos campos na parte de cima da Serra, no século XIX. Quando chegavam ao topo da serra encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças.

 

 

Perfeccionismo Alemão e Espontaneidade Italiana

Assim é Gramado. Uma cidade que se orgulha de sua cultura e a preserva com todas as forças. Quando o visitante chega a Gramado tem a impressão de estar em uma cidade germânica, pois os gaúchos mantiveram toda a estrutura e arquitetura construída pelos alemães colonizadores.

Uma das riquezas desta cultura, além da vontade de trabalhar dos imigrantes, é o conhecimento e preservação cultural que os europeus pregaram. Hoje, Gramado e toda a Região Sul são desenvolvidos e admirados por sua cultura. O mais interessante da cidade é a mistura da rigorosidade e do perfeccionismo vindos dos alemães com a hospitalidade e espontaneidade herdadas dos italianos. As festas, tradições e costumes permanecem vivos e preservados em toda a cidade até hoje

 

atrações

 

Gramado inesquecível…

Sabe aquela cidade que parece ter saído de um conto de fadas? Onde tudo é lindo em qualquer época do ano, as pessoas são carismáticas e o clima agradável embala tudo isso? Pois bem, seja bem-vindo a Gramado, a mais charmosa cidade serrana, palco para festivais de cultura e uma gastronomia de primeira. Não é à toa que o destino é o mais visitado do Rio Grande do Sul e o quarto mais procurado de todo o Brasil.

E para atrair cada vez mais turistas, a cidade permanece antenada com as tendências, sem deixar de lado as tradições gaúchas. A principal avenida, a Borges de Medeiros, é uma prova disso já que está de cara nova, após passar por uma revitalização para deixá-la ainda mais bonita. É ao longo desta avenida que estão localizados alguns dos principais pontos turísticos do centrinho, onde há muito o que se ver, se comprar e se apreciar. Agora dá para entender o porquê de a cidade ser conhecida como inesquecível…

 

O cenário perfeito para momentos especiais

Gramado é sinônimo de charme, descanso e paisagem deslumbrante. Não é à toa que a cidade é escolhida como palco de romances, pois o clima existente no ar contribui para momentos únicos e inesquecíveis. Há uma conspiração para que tudo aconteça da melhor forma possível em Gramado. O visitante tem essa sensação logo na entrada da cidade, quando se depara com os pórticos de Nova Petrópolis e Via Taquara, um dos muitos pontos turísticos que você não vai resistir conhecer. Abaixo, algumas dicas de atrações para conferir na cidade mais romântica do país.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAMADO

A arquitetura deste ponto turístico é o que mais chama atenção, com lambrequins e uma pintura harmoniosa. No topo, há o brasão da cidade, todo esculpido em madeira. ENDEREÇO: Avenida das Hortênsias, 2029.

RÓTULA DAS BANDEIRAS

Os turistas brasileiros adoram esta rotatória que faz uma homenagem aos estados brasileiros por meio de bandeiras hasteadas e ainda abriga uma réplica do troféu Kikito. ENDEREÇO: Praça Leopoldo Rosenfeldt, s/nº.

PALÁCIO DOS FESTIVAIS

Cenário para o Festival de Cinema de Gramado, onde há a entrega do disputado prêmio Kikito. Inúmeros artistas consagrados no Brasil e no mundo já passaram por ali. ENDEREÇO: Avenida Borges de Medeiros, 2697.

RUA COBERTA

Ali o turista pode encontrar de tudo um pouco, desde apresentações artísticas, a Árvore Cantante no Natal Luz e boas opções de compras e restaurantes, que são ainda mais disputados nos dias de chuva. ENDEREÇO: Rua Madre Verônica, s/nº (ligação entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi).

Gastronomia

 

Fondue, faisão, polenta e muito, muito chocolate

Em Gramado tudo é perfeito e claro que na gastronomia não poderia ser diferente. A cidade oferece diversas opções de restaurantes. Há desde as tradicionais e muito requisitadas churrascarias até pratos da cozinha internacional. Não é à toa, afinal os habitantes de Gramado são descendentes de alemães e trazem consigo a cultura européia. Além de estabelecimentos com a culinária alemã, há muitas opções italianas e suíças. Um dos principais atrativos são as casas de chá, cafés coloniais e os deliciosos chocolates.

Só de pensar em uma destas delícias já surge aquela fome. Imagine então, reunir tudo isso sobre a mesa. Em Gramado é possível. Na época do inverno, o mais requisitado é o fondue, e não é para menos, pois é possível encontrar até cinco tipos diferentes: queijo; o bourguignone, de filé frito; o mix de frango e carne; o chinoise, de filé cozido; e o de camarão, no molho branco. O melhor é que tudo isso ainda vem acompanhado de mais de 12 molhos deliciosos.

Outra especialidade da região é o preparo de animais de caça, como faisão, javali, perdiz, que ficam muito saborosos quando acompanhados pela famosa polenta italiana com queijo parmesão ralado. Depois da refeição, nada melhor que a sobremesa. É aí que os chocolates tradicionais da cidade entram em cena. São feitos artesanalmente e os estabelecimentos oferecem degustação aos clientes.

 

Onde comer

LE SWISS COTTAGE

O ambiente acolhedor e romântico se torna ainda mais prazeroso com a sequência de fondue, que contempla os sabores queijo, carne e chocolate. Quem preferir, pode provar os peixes, camarões e aves. ENDEREÇO: Avenida das Hortênsias, 1143.

BELLE DU VALAIS

O estilo e o cardápio remetem à Suíça dando um charme ainda maior a esta agradável casa. A fondue é o grande queridinho, mas há ainda racletes, bacalhau, cordeiro e outras delícias irresistíveis. ENDEREÇO: Avenida das Hortênsias, 1932.

CASA DAS SOPAS

O nome já entrega a grande especialidade deste restaurante como os cremes de ervilha, cebola, com capeleti e outras variedades. Apesar de abrir somente à noite, a casa é uma boa pedida para espantar o frio. ENDEREÇO: Rua São Pedro, 1190.

GASTHOF EDELWEISS

Localizado distante do burburinho, próximo ao Lago Negro, o restaurante mescla a mais saborosa gastronomia alemã com um agradável e acolhedor ambiente. ENDEREÇO: Rua da Carrière, 1119.

GALETO ITÁLIA

Com decoração e pratos inspirados nas cantinas italianas, o restaurante se destaca com as melhores massas, lasanhas, costela suína e outras especialidades. ENDEREÇO: Avenida das Hortênsias, 707.

compras

 

Gramado: um shopping a céu aberto

A cidade oferece boas opções de compras para os turistas. A característica artesanal e colorida dos blusões, cardigans, gorros e mantas atrai os visitantes, tornando as compras um programa indispensável. Os artigos de couro, móveis, artesanato em madeira, tecido, metal, a cerâmica e o vidro também são procurados por quem visita a cidade. O produto mais requisitado para as compras, sem dúvida, é o chocolate, tradicional na cidade gaúcha. Aproveite o clima da cidade para fazer suas compras, Gramado é um verdadeiro shopping a céu aberto e raramente o turista resiste a tantas opções.

O comércio de Gramado é composto por estabelecimentos que trabalham com diferentes produtos, porém todos oferecem bons serviços aos turistas. Como exemplo a loja Sapatu’s, de calçados; a Tomasini Malhas, com malhas modernas e tradicionais; a Casa da Pele Cema, pioneira em artigos de couro e pele; a Caracol Chocolates; a Lucirene Malhas; a The Best Camisetas Bordadas, roupas em geral; e por fim, os Chocolates Prawer, marca líder no segmento.

 

Onde comprar

LUCIRENE MALHAS

É uma das mais tradicionais lojas de fábrica de Gramado e possui coleções belíssimas de tricôs como blusas, luvas, gorros e outras peças lindas. ENDEREÇO: Rua Prefeito Nelson Dinnibier, 463.

PRAWER

Ali, é possível conferir o Museu do Chocolate e as delícias artesanais desta que foi a fábrica pioneira na produção de chocolates caseiros. Há tabletes, drageados, bombons e outros itens para lá de irresistíveis. ENDEREÇO: Avenida das Hortênsias, 4100.

THE BEST

Sabe aquelas camisetas bordadas com o nome e desenhos da cidade? É aqui que você vai encontrá-las! Há moletons e vários modelos de camisetas todos em malha de algodão e acabamento excelente. ENDEREÇO: Rua Acácia Negra, 168.

COISAS DA TERRA

Artesanatos exclusivos da Serra Gaúcha, você encontra aqui! As lembrancinhas e artigos de decoração são produzidos por artesãos de lá mesmo, garantindo a tradição gaúcha. ENDEREÇO: Avenida das Hortênsias, 3570.

CASA DA PELE

O comércio é ponto de parada obrigatório para quem procura casacos de pele, bolsas, pantufas e outros itens confeccionados com pele, couro e lã. ENDEREÇO: Avenida Borges de Medeiro, 1825.

curiosidades

 

As maravilhas da cidade de Gramado

REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

Assim que o turista chega em Gramado tem a sensação de estar em um jardim gigante, pois a região fica rodeada de belíssimas flores, sendo a maioria hortênsias. Não é à toa que a área é conhecida como Região das Hortênsias. Tudo começou na década de 50 quando Oscar Knorr plantou várias mudas da planta no jardim de sua casa, entusiasmando os vizinhos, que começaram a fazer a mesma coisa, até que a cidade e toda a região vizinha estivessem repletas de hortênsias. Eram estradas, canteiros, fronteiras de município, tudo florido com hortênsias.

CHOCOLATE

Além das flores, a cidade possui outra grande maravilha: os chocolates. Conhecida como o lugar que tem o chocolate mais saboroso do Brasil, Gramado oferece inúmeras opções aos turistas, ou seja, há chocolates em barra, ramas, bombons, recheados, com licor, amendoins, nozes, castanhas, passas…

 

Nada como um amor de Serra

ROMANTISMO

Nesse caso o trocadilho se refere a Serra Gaúcha, pois quando se trata de romantismo não há lugar mais propício para curtir momentos especiais do que Gramado. A cidade respira romance, principalmente no inverno, quando tudo parece estar a favor dos casais apaixonados, que lotam os hotéis, restaurantes, parques e eventos da cidade. A maior parte dos hotéis da cidade oferece lareira, jantarzinho à luz de velas e bom vinhos vindos da região vizinha, da Uva e do Vinho. Para quem não sabe, nos meses de junho, julho e agosto a temperatura em Gramado chega abaixo de zero, esquentando ainda mais o clima dos românticos de plantão.

Unfortunately there are no hotels at this location at the moment.

Unfortunately there are no self-catering offers at this location at the moment.

Unfortunately there are no tour offers at this location at the moment.