Nacionais - Florianópolis

O que fazer - geral

Florianópolis e suas belíssimas praias

A capital de Santa Catarina, Florianópolis, destaca-se por apresentar paisagens paradisíacas. Entre as belas praias, divididas em Norte ou Sul, as que mais se destacam são a Canasvieiras, a Brava, a Joaquina, a Mole, entre outras. No entanto, a diversão vai muito além das areias: à noite, os barzinhos da orla animam os turistas que integram o time dos baladeiros. Com tantos hotéis renomados na costa de Floripa, como é conhecida, fica até difícil para o turista escolher em qual deles se hospedar durante as férias. Um deles destaca-se por sua infraestrutura de resort: Costão do Santinho Resort, localizado na Praia do Santinho.

 

Estado: Santa Catarina

*Idioma: Português

*Clima: Temperado

*Temperatura: 25°C

*Moeda: Real

*DDD: 48

 

Distâncias:

*Brasília: 1.673 km

*São Paulo: 705 km

*Curitiba: 300 km

*Porto Alegre: 476 km

 

11 Avenida_Beira_Mar_Norte_Florianopolis florianopolis praia florianopolis-91 Praia-Jurere-Florianópolis-por-Fabiano-Motta

Dicas

Dica:

Destino

Festas e Eventos

Floripa: uma terra cheia de história

Capital do estado de Santa Catarina, a simpática Florianópolis, carinhosamente conhecida como “Floripa”, integra o time das cidades praianas mais lindas da costa brasileira. A região, composta por uma grande ilha oceânica e uma pequena porção insular, mescla traços indígenas, espanhóis e portugueses em suas raízes.

Florianópolis já foi batizada por vários nomes como Meiembipe, Jurerê Mirim (na época dos índios), Ilha dos Patos (adotado pelos portugueses), Ilha de Santa Catarina (dos espanhóis), Nossa Senhora do Desterro (vila fundada pelo bandeirante Francisco Dias Velho) e, enfim, o atual, uma homenagem ao então presidente do Brasil, Marechal Floriano Peixoto.

Tida como o local com a melhor qualidade de vida do país, Florianópolis tem sua história contada pelas fortalezas erguidas no século XVIII – época em que a região Sul era disputada por Portugal e Espanha – e monumentos com marcas açorianas, atrativos que são perfeitos para mergulhar no passado da cidade.

Brincadeiras de Boi e tradições catarinenses

Um toque açoriano dá o tom à cultura de Florianópolis, assim como a todo litoral catarinense. A influência no folclore também vem das terras espanholas – um pouco mais rara, mas presente – e traz toda a alegria contagiante daquele povo. As chamadas “Brincadeiras de Boi” são as mais comuns e ganham a simpatia dos turistas e moradores numa divertida tradição, simbolizando as raízes rurais.

Entre os tipos de brincadeiras, há a dança do Boi de Mamão, o Boi de Campo, o Boi de Vara e a Farra do Boi. No entanto, outros costumes como a Dança do Pau de Fitas, a Cantoria do Divino e a Dança do Cacumbi ainda permanecem vivas em Santa Catarina.

Atrações

História, litoral, esportes e badalação. Quer algo mais?

As atrações de Florianópolis agradam a todos, desde aqueles que adoram história, os que não dispensam uma boa praia, os que gostam de descobrir novas paisagens, tirar fotos em locais lindos e se divertir à beça. Se este é o seu conceito de férias perfeitas, embarque nesta viagem a Floripa.

Nos treze distritos da grandiosa Florianópolis (localizada na ilha chamada de Santa Catarina), pontos para se observar a natureza não faltam como o “refúgio” de Santo Antônio de Lisboa, a Praia Ponta dos Canas, a Lagoa da Conceição, o núcleo pesqueiro Barra da Lagoa e a comunidade de Ribeirão da Ilha, conhecida por ser uma das primeiras vilas ribeirinhas do estado catarinense.

No distrito de São Francisco de Paula de Canasvieiras, a praia de Canasvieiras é considerada o primeiro balneário da Ilha devido à proximidade das Fortalezas de Santa Cruz do Anhatomirim e de São José da Ponta Grossa. A Praia de Jurerê não fica atrás e sedia clubes e hotéis, num maravilhoso cenário de águas calmas e azuis. O charmoso distrito de Ingleses do Rio Vermelho chama a atenção pelas inscrições rupestres da Praia do Santinho e pela badalada Praia dos Ingleses. No distrito de Cachoeira de Bom Jesus, uma praia bastante disputada é a Brava, distante 37 km do centro, que como o nome já entrega, possui ondas fortes.

Decore estes nomes: Armação, Joaquina, Canasvieiras…

Guarde o nome de algumas praias, pois estas devem estar na lista das que serão visitadas durante as férias na ilha. Localizada no Distrito do Pântano do Sul, a Praia da Armação é uma das mais famosas e conquista aventureiros do surfe.

As praias de Joaquina e Mole, no Distrito da Lagoa da Conceição, destacam-se pelas areias: na primeira, o viajante pode se divertir no criativo e irreverente surfe sobre as dunas, enquanto na segunda, o destaque é as areias movediças, apelidadas de chão mole pelos pescadores

Gastronomia

Frutos do mar não faltam na Capital da Ostra!

Delicie-se com o que há de mais gostoso em Florianópolis! No cardápio, a cidade guarda apetitosas receitas como os pratos à base de frutos do mar, os queridinhos dos turistas. Vale lembrar que Floripa é considerada o maior viveiro de frutos do mar. Por conta disso, a região concentra uma grande quantidade de restaurantes, com os mais variados ingredientes. A dica é provar a tradicional seqüência de camarão, uma combinação irrecusável que reúne casquinha de siri, porções de camarão – frito, à milanesa e ao bafo – e filé de peixe grelhado ao molho de camarão com acompanhamentos. Alguns locais, de quebra, ainda oferecem o saboroso pirão com o peixe, além de porções de ostras e mariscos.

Conhecida como a segunda capital gastronômica do Brasil (atrás apenas de São Paulo), Florianópolis tem restaurantes para todos os gostos, com produtos frescos e vindos direto do produtor. A cidade aguça o paladar de moradores e turistas por um delicioso motivo: as clássicas ostras. Apelidada de Capital Nacional das Ostras, Floripa guarda grandiosas fazendas de ostras (maricultura), o que garante a procedência dos frutos do mar servidos. É no distrito de Pântano do Sul que está grande parte dos restaurantes especializados na gastronomia praiana. Por ser uma região propícia para pesca de cação, garoupa, robalo, tainha, lagosta, entre outros peixes e frutos do mar finos, há um acessível comércio de peixes fresquinhos e ótimos preços nos restaurantes da orla.

Para quem gosta de açúcar, os doces são uma atração à parte em Floripa. Preparados com toda a delicadeza do catarinense, os mais apetitosos são as cucas, bolos comumente cobertos por uma farofa de açúcar e canela, vistos nos sabores mais clássicos como o de maçã e banana, entre outros. Além da cuca, há delícias de outros países como o sabor dos doces alemães, com maçãs, frutas secas e muito, mas muito creme; portugueses, o costumeiro pastelzinho de Belém e de Santa Clara; e os bolos argentinos.

Onde comer

RESTAURANTE OSTRADAMUS

Pode ser um pouco mais caro, mas vale a pena saborear pratos como o rodízio de ostras, com mais de 25 tipos. A Sinfonia dos Náufragos (espeto de camarão com molho de ervas) e o Linguado ao molho de champignons também são especialidades desta casa, com garçons trajados como marinheiros e cardápio temático. ENDEREÇO: Rodovia Baldicero Filomeno, 7640 – Freguesia do Ribeirão da Ilha. Tel. (48) 3337-5711 | www.ostradamus.com.br

PONTA DAS CARANHAS

Localizado bem em frente à Lagoa da Conceição, o destaque aqui é o Peixe à Moda Caranha, preparado com filé de peixe à dorê, recheado com catupiry e camarão, coberto com molho branco e bastante parmesão. ENDEREÇO: Estrada Geral da Barra da Lagoa, 2377 – Barra da Lagoa. Tel.: (48) 3232-3076 | www.pontadascaranhas.com.br

BISTRÔ D’ACAMPORA

Desde 1996, o restaurante é sensação em Floripa, não é à toa que trabalha com reservas. O ambiente é caseiro, mas o cardápio é sofisticado e renovado com frequência. De entrada, peça a manga recheada com carne de siri gratinada, com salada verde. ENDEREÇO: Rodovia SC-401, 10300 km 10 – Santo Antonio de Lisboa. Tel.: (48) 3235-1073 | www.dacampora.com.br

ARANTE BAR E RESTAURANTE

Divirta-se com os bilhetinhos deixados pelos turistas e aprecie um dos mais vendidos pratos da casa, como a sequência de frutos do mar, a sequência do Arante, o Risoto de Frutos do mar e outros itens. Uma delícia de cardápio! ENDEREÇO: Rua Abelardo Otacílio Gomes, 254 – Pântano do Sul. Tel.: (48) 3237-7022 | www.arantebar.com.br

EMPORIUM BOCAIUVA

Inaugurado em 1992, o local mistura bar com restaurante e é possível provar desde petiscos, sanduíches e os pratos mais pedidos, o Canapé Blumenau e o Mané, com carne seca. Para beber, há carta de vinhos e opções de cerveja, whisky, cachaças etc. ENDEREÇO: Rua Bocaiuva, 1901 – Centro. Tel.: (48) 3224-1670 | www.emporiumbocaiuva.com.br

BOX 32

O sucesso data desde 1984, quando o Box 32 se firmou no Mercado Público. De lá até hoje, seu cardápio foi traduzido para sete idiomas para agradar os estrangeiros. Destaque ao strogonoff, pastel e bobó de camarão, além dos petiscos como bolinho de bacalhau e casquinha de siri. ENDEREÇO: Mercado Público de Florianópolis, Rua Conselheiro Mafra, 255, Box 32 – Centro. Tel.: (48) 3224-5588 | www.box32.com.br

Compras

Rendas de bilro e outros artesanatos

Não se despeça de Floripa sem antes conferir a grandeza dos produtos artesanais. Os trabalhos mais comuns são as rendas de bilro, delicados trabalhos apreciados no Brasil e no exterior. Esta técnica de rendar é ensinada de mãe para filha e apresenta pontos belos como Tramoia, Perna Cheia, Margarida, Pano, Meio Ponto entre outros. Este tipo de artesanato surgiu no século XV na Itália, seguiu para a França e depois se tornou costumeiro em Portugal. Como o Brasil possui colonização portuguesa, esta tradição entrou de vez em nossos costumes! As rendeiras de bilros, que, na verdade, são pequenas madeiras, divididas em pares, se concentram na Lagoa da Conceição e produzem rendas diferentes das nordestinas.

O turista pode conferir também a riqueza do artesanato catarinense em outras peças, como a cerâmica rústica. Esta atividade é bastante desenvolvida na Ilha de Florianópolis e ganha a simpatia dos visitantes com as moringas, potes, panelas, jarros, vasos e outros produtos de uso doméstico. Um pouco mais raras do que estas peças de cerâmica, as miniaturas não ficam atrás nas belezas artesanais. Algumas, inclusive, costumam utilizar conchas em lindas esculturas simbolizando a Dança do Boi de Mamão, o Pau de Fitas, entre outras.

Por fim, vale a pena comprar os delicados cestos e balaios, os artesanatos de palha e as peças feitas nos teares manuais, frutos dos costumes e tradições de Floripa. Anote este ponto de encontro: grande parte dos artesãos de Florianópolis se concentra ao redor da Lagoa da Conceição e também em feirinhas pela cidade. A Arte Floripa é uma delas e acontece todos os domingos no Parque da Luz e na Praça XV de Novembro.

Onde comprar

ATELIÊ DE ARTE TÊXTIL NARA GUICHÓN

O ateliê trabalha com fibras naturais (lã, linho, algodão) e recicladas (redes de pesca de poliamida) e as transforma em belíssimas peças de roupas e decoração. Encontre xales, colares, bolsas, blusas e até almofadas e toalhas de mesas neste bonito trabalho visando acima de tudo a sustentabilidade. ENDEREÇO: Rua Rozália P. Ferreira, Costa de Dentro – Pântano do Sul. Tel.: (48) 3237-7081 | www.naraguichon.com

CASA DA ALFÂNDEGA

Expõe e comercializa uma grande diversidade de peças de artesanato num conservado prédio que data de 1875. Ali também está a Associação de Artistas Plásticos de Santa Catarina. A Casa da Alfândega funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados das 9h às 12h. ENDEREÇO: Rua Conselheiro Mafra, 141 – Centro. Tel.: (48) 3028-8100.

CASA AÇORIANA

O centro cultural apresenta o trabalho de inúmeros artistas plásticos catarinenses desde esculturas a pinturas. ENDEREÇO: Rua Cônego Serpa, 30 – Santo Antônio de Lisboa. Tel.: (48) 3235-1262

FEIRARTE

É possível encontrar de tudo nesta feirinha que acontece aos finais de semana desde as rendas de bilro, cestarias, sabonetes artesanais, bordados a trabalhos de palha. ENDEREÇO: Praça bento Silvério.

Curiosidades

Isto é Floripa!

HINO DE FLORIANÓPOLIS

O próprio hino da cidade é diferente e repleto de história: o Rancho de Amor à Ilha, de autoria de Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho, foi eleito o hino oficial de Floripa em 1965 durante um concurso cultural. A letra cita as paisagens do paraíso catarinense em versos como “Jamais a natureza reuniu tanta beleza. Jamais algum poeta teve tanto pra cantar”.

SÍMBOLOS DA CIDADE

Há pássaro, árvore e até flor para representar a cidade. A Guapuruvu com flores amareladas ou rosadas e a Orquídea Laelia Pupurata, espécie típica da Mata Atlântica, foram eleitos, respectivamente, a árvore e a flor símbolos da cidade. Já o pássaro Martim Pescador-Verde, com 29 centímetros, pode ser encontrado em todo o continente americano e é a ave que representa a cidade. A ideia é levada tão a sério que há leis para proteger as espécies, incentivar o plantio e divulgar a importância destas plantas para a cultura açoriana.

CENÁRIO DE NOVELA

Florianópolis já foi pano de fundo para a novela “Como uma onda”, de Walter Negrão, exibida em 2004. O ambiente caiu perfeito ao conceito da novela que desejava um local com clima de colônia de pescadores. A praia em que as gravações aconteceram foi a Caeira da Barra Sul, distante 42 km do centro, lindíssima e pouco conhecida.

FILHOS ILUSTRES

Entre os filhos ilustres, Floripa tem o pintor Victor Meireles, responsável por quadros importantes como “A Primeira Missa no Brasil”, de 1861; o poeta João da Cruz e Souza, que deu início ao movimento Simbolista no Brasil; e os atletas Fernando Scherer, o nadador Xuxa; e Gustavo Kuerten, o tenista Guga.

Unfortunately there are no hotels at this location at the moment.

Unfortunately there are no self-catering offers at this location at the moment.

Unfortunately there are no tour offers at this location at the moment.