Nacionais - Fernando e Noronha

O que fazer - geral

O desafio desse destino tão procurado é garantir que tudo permaneça o mais intacto possível e, ao mesmo tempo, se mantenha aberto ao turismo – principal motor da economia local. Quase todas as pousadas de Fernando de Noronha já têm rede de internet sem fio (wi-fi) e, agora, há até uma faculdade (a distância, ligada à universidade federal de Pernambuco) no arquipélago. Junto com tais sinais de modernidade, severas medidas são adotadas para proteger as espécies marinhas – interdição das praias onde as tartarugas desovam, proibição de entrar no mar em áreas com presença de golfinhos e veto ao uso de protetor solar na praia da atalaia. Resultado: esse arquipélago composto por 21 ilhas continua sendo o parque nacional marinho mais bem-preservado do país.

O essencial

*DDD: 81

*Informações turísticas: www.noronha.com.br e www.noronha.pe.gov.br

*Hora local: uma hora à frente do horário de Brasília. No verão, fica empatada com a capital do país

*Como chegar: de avião, via Natal ou Recife

*Mente alerta: Noronha tem uma taxa de preservação de R$ 28,20, por dia, progressiva a partir do décimo dia, e limita o número de visitantes diários a 500

*Melhor época: faz calor o ano todo, mas entre abril e julho as chuvas marcam presença – esporádicas e intercaladas pelo sol. O melhor período para surfe é em janeiro e fevereiro; para ver a desova das tartarugas, de janeiro a julho; para mergulho, de agosto a novembro

 

 

Fernando-de-Noronha-2 Fernando-de-Noronha2 fernando_de_noronha_island_brazil-other Fernando de Noronha (497) blta_pousada_maravilha_fernando_de_noronha_alta-3

Dicas

Dica:

BONS SONHOS

Os bangalôs da Pousada Maravilha proporcionam noites de rei: cama king-size, TV de plasma 42″, DVD, home theater, aparelho de som, i-box, varanda com ofurô e futon e… a baía do Sueste ao fundo, só pra você.

CLÁSSICO

Noronha é o melhor ponto de mergulho do Brasil. O batismo, com cilindro, permite descer a profundidades de até 12 metros. Mas mesmo o mergulho livre, com snorkel, pode surpreender. É uma questão de sorte: nunca se sabe quando você vai topar com uma tartaruga, uma arraia, um polvo…

É TUDO VERDADE

Sim, trata-se de um destino caro. Além da taxa de preservação, proporcional ao número de dias da viagem, todo o resto tem valores um tanto salgados – diárias, refeições, gasolina, protetor solar, repelente, sorvete, água…

HISTÓRIA

No século 18 os portugueses construíram na ilha um presídio e, mais tarde, entre 1938 e 1945, o lugar virou reduto de presos políticos. Parte considerável da mata nativa da ilha foi derrubada nessa época. O motivo? Impedir que fugitivos se escondessem em meio à vegetação ou fizessem jangadas com troncos de árvores.

CITY TOUR

As praias são de cair o queixo – do Leão, da Baía do Sancho e da Baía dos Porcos estão entre as cinco que recebem a classificação máxima de 5 estrelas no Guia Brasil 2009. Dá para ver várias delas no mesmo dia, ainda que sem aproveitá-las muito, fazendo o chamado Ilhatur. Com esse passeio, dá para ter um gostinho do que vem pela frente. Depois, volte com calma aos pontos de que mais gostou e curta de verdade. Quem estiver curioso para ver de perto parte dos segredos que o mar do arquipélago abriga pode fazer o passeio de barco, que costeia o Mar de Dentro e tem parada para banho na Baía do Sancho. Para se aprofundar na riqueza da fauna e da flora marinhas, as pedidas são o mergulho, com visibilidade de até 50 metros e temperatura média de 27ºC, e oplanasub – de máscara e snorkel, você é rebocado sobre uma prancha ligada ao barco por uma corda. A cultura ambiental ganha um enfoque mais teórico nas palestras do Projeto Tamar.

Unfortunately there are no hotels at this location at the moment.

Unfortunately there are no self-catering offers at this location at the moment.

Unfortunately there are no tour offers at this location at the moment.