Internacionais - Argentina

Por que ir à Argentina? Porque está aí do lado.
E, que os mineiros e os uruguaios nos perdoem, porque ela tem o melhor doce de leite do mundo (mas não o melhor futebol). Mas, há muito, muito mais do que dulce de leche, sorvetes, churrasco e vinho nos nossos hermanos. Caminhar pelas ruas de Buenos Aires no outono, quando o chão se cobre de folhas que crepitam sob nossos passos, é um prazer. Passar horas nas livrarias ou em um dos tantos cafés (acompanhada de um submarino com churros no inverno ou de um tostado no verão) é outro. E ainda se pode ir ao Teatro Colón ou a um bom espetáculo de tango. Virar a noite combinando um ótimo restaurante e uma boa balada. Isso só para ser bem portenho e começar pela capital, que se acha…
Mas é claro que também vale a pena visitar a Argentina, que, como os portenhos diriam, é tudo o que fica em volta de Buenos Aires. E se surpreender com os lagos gélidos, os bosques coloridos e a neve de Bariloche. Ou com a vida sem meios-termos da Patagônia, onde tudo é miniatura ou vastidão, frio ou aconchego. Extremos. Aquele campo interminável na sua frente e, bem do lado, uma minúscula flor, delicadíssima, quase imperceptível. O gelo azul que ruge nos glaciares, o frio que paralisa as orelhas e perfura os ossos, deixando tudo mais alerta. Para depois entrar no calor de um salão de fazenda e comer o melhor cabrito assado da sua vida. Você nunca foi à Argentina, nega? Não? Então vá.
*DDD: 54
*Língua oficial: espanhol
*Moeda: peso argentino
*Visto: não é necessário
*Informações turísticas: www.info.gov.ar; www.liveargentina.com; www.turismo.gov.ar
*Embaixada brasileira em Buenos Aires: Calle Cerrito, 1350, 11/4515-2400, brasil.org.ar
*Hora local: igual à de Brasília
*Melhor época: o inverno é recomendável para ir ao norte e ao nordeste do país
*Chamadas a cobrar: 0800 999 5503 (Embratel), 0800 999 5500 (Telefônica, serviço válido apenas para São Paulo) e 0800 555 5500 (Telecom)