Dentro do avião

– Beba água

Dentro do avião, a umidade do ar é muito baixa. Para evitar o ressecamento da pele e das narinas, mantenha-se hidratado. Beba um copo de água ou de suco a cada hora de vôo. Não exagere na bebida alcóolica. A pressão a bordo potencializa os efeitos do álcool.

– Coma menos

Coma pouco e evite comidas pesadas antes do vôo. As refeições do avião são balanceadas para evitar desacertos do estômago. Nada pior do que uma indigestão a quilômetros de casa – e do solo.

– Leve um livro

Nada melhor do que uma boa leitura para fazer o tempo voar. Aquele livro que há tempos você queria ler, mas não tinha tempo, pode ser seu melhor companheiro durante um vôo longo. Para vôos curtos, prefira livros de contos ou revistas.

– Use roupas confortáveis

Você ficará sentado por um longo período, num lugar fechado e pequeno – o que já é desconforto suficiente. Escolha roupas folgadas e sapatos macios para o vôo. Tire os sapatos na hora de dormir.

– Alongue-se

Não fique muito tempo na mesma posição, para evitar dores nas costas, pés inchados e dormência nas pernas. Dê uma caminhada pelo corredor ou faça exercícios de alongamento sentado em sua poltrona.